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Registros recuperados : 612 | |
9. | | HOMMA, A. K. O. A civilização da juta na Amazônia - expansão e declínio. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 33., 1995, Curitiba. Anais. Brasília, DF: SOBER, 1995. v. 1, p. 509-531. Publicado também em: HOMMA, A. K. O. (Ed.). Amazônia: meio ambiente e desenvolvimento agrícola. Brasília, DF: EMBRAPA-SPI; Belém, PA: EMBRAPA-CPATU, 1998. p. 33-60. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
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10. | | HOMMA, A. K. O. Civilização da pimenta-do-reino na Amazônia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 34., 1996, Aracaju. Anais. Brasilia: SOBER, 1996. v. 1, p. 91-114. Publicado também em: HOMMA, A. K. O. (Ed.). Amazônia: meio ambiente e desenvolvimento agrícola. Brasília, DF: EMBRAPA-SPI; Belém, PA: EMBRAPA-CPATU, 1998. p. 61-91. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
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Registros recuperados : 612 | |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental. |
Data corrente: |
30/11/1993 |
Data da última atualização: |
06/11/2017 |
Autoria: |
HOMMA, A. K. O. |
Afiliação: |
ALFREDO KINGO OYAMA HOMMA, CPATU. |
Título: |
Análise fracional do mercado externo de pimenta-do-reino. |
Ano de publicação: |
1981 |
Fonte/Imprenta: |
Belém, PA: EMBRAPA-CPATU, 1981. |
Páginas: |
13 p. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Trabalho apresentado no treinamento em pimenta-do-reino, 1981, Belém, PA. Publicação não convencional. Datilografado. |
Conteúdo: |
No Estado do Pará a exportação de pimena-do-reino representa 80% do destino final da produção. Realça dai a importância de análisar os fatores que estão afetando as exportações de pimenta-do-reino do Brasil no mercado mundial. Através da técnica de parcela de mercado foi efetuada a análise das exportações brasileiras de pimenta-do-reino no período 1970-78. Os princiais resultados mostraram que a expansão das exportações brasileiras foi motivada pelo efeito de competição (65,34%) e pelo efeito de dimensão (49,44%) compensado o efeito de distribuição (14,78%) que apresentou valor negativo. Verifica-se uma tendência de acréscimo das exportações brasileiras como um todo, porém a análise individual dos países compradores mostra ser bastante irregular face a entrada e saída de novos mercados. Os maiores compradores da pimenta-do-reino brasileira apresentam uma tendência de saturação pela limitação da sua dimensão de mercado. Uma política visando aumentar o efeito de distribuição, pela conquista daqueles mercados considerados irregulares, tal como o mercado latino-americano e o do grupo de pequenos países comprados na Europa, pode aumentar a participação brasileira no mercado da pimenta-do-reino. |
Palavras-Chave: |
Brasil; Exportation; Market; Mercado externo; Para; Pimenta-do-reino; Pipper nigrum; Production. |
Thesagro: |
Exportação; Mercado; Pimenta do Reino; Piper Nigrum; Produção. |
Thesaurus NAL: |
black pepper; Brazil; exports; marketing. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/166162/1/FL04711-.pdf
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/34669/1/CircTec21-2.pdf
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Marc: |
LEADER 02168nam a2200337 a 4500 001 1378889 005 2017-11-06 008 1981 bl uuuu u0uu1 u #d 100 1 $aHOMMA, A. K. O. 245 $aAnálise fracional do mercado externo de pimenta-do-reino. 260 $aBelém, PA: EMBRAPA-CPATU$c1981 300 $a13 p. 500 $aTrabalho apresentado no treinamento em pimenta-do-reino, 1981, Belém, PA. Publicação não convencional. Datilografado. 520 $aNo Estado do Pará a exportação de pimena-do-reino representa 80% do destino final da produção. Realça dai a importância de análisar os fatores que estão afetando as exportações de pimenta-do-reino do Brasil no mercado mundial. Através da técnica de parcela de mercado foi efetuada a análise das exportações brasileiras de pimenta-do-reino no período 1970-78. Os princiais resultados mostraram que a expansão das exportações brasileiras foi motivada pelo efeito de competição (65,34%) e pelo efeito de dimensão (49,44%) compensado o efeito de distribuição (14,78%) que apresentou valor negativo. Verifica-se uma tendência de acréscimo das exportações brasileiras como um todo, porém a análise individual dos países compradores mostra ser bastante irregular face a entrada e saída de novos mercados. Os maiores compradores da pimenta-do-reino brasileira apresentam uma tendência de saturação pela limitação da sua dimensão de mercado. Uma política visando aumentar o efeito de distribuição, pela conquista daqueles mercados considerados irregulares, tal como o mercado latino-americano e o do grupo de pequenos países comprados na Europa, pode aumentar a participação brasileira no mercado da pimenta-do-reino. 650 $ablack pepper 650 $aBrazil 650 $aexports 650 $amarketing 650 $aExportação 650 $aMercado 650 $aPimenta do Reino 650 $aPiper Nigrum 650 $aProdução 653 $aBrasil 653 $aExportation 653 $aMarket 653 $aMercado externo 653 $aPara 653 $aPimenta-do-reino 653 $aPipper nigrum 653 $aProduction
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